Buscar
  • BLOG | Projeto Solar

Energia Solar e Meio Ambiente, uma parceria que deu certo!

No Dia Mundial do Meio Ambiente nós, da Projeto Solar, viemos falar sobre a necessidade de cuidar deste precioso bem e enfatizar a importância da energia solar quando o assunto é preservação.



De nada adianta ter energia solar se o planeta estiver devastado, se os rios estiverem poluídos, as matas no chão e, em especial, as mentes doentes. Cuidar do planeta e ensinar as crianças sobre essa importância, deixou de ser uma opção para virar um dever.


Sabemos o quanto o sol é fundamental para os humanos, animais e outros seres vivos. E, há tempos, ele adquiriu mais um papel importante na geração de energia, tudo isso para que não sejamos tão dependentes dos escassos recursos hídricos e minerais e, com isso, se mantenha a preservação da natureza. Quando o sol aparece, tudo se ilumina!


Ele é a mais rica fonte de energia eletromagnética e para entender o tamanho disso, nós trouxemos os números. O Sol contém 99,85% de toda a matéria do Sistema Solar. Os planetas que condensaram-se do mesmo disco de matéria que formou o Sol, contém apenas 0,135%. Júpiter contém mais de duas vezes a matéria de todos os outros planetas combinados. Satélites de planetas, cometas, asteróides, meteoróides e o meio interplanetário constituem um resto de 0,015%. (Fonte: astro.if.ufrgs.br)




Isso explica muita coisa, entre elas, a importância do sol para a Terra e para os demais planetas. Quer saber mais sobre as particularidades da dinâmica do sol? Clique e aproveite a leitura!


Mas, entre sol e terra, fogo e ar, fala-se muito em recursos naturais de sobrevivência, um deles é a energia solar. Porém, se tem algo que não dá para fazer, é falar dessa energia sem citar o meio ambiente e, em um mundo bastante preocupado com sustentabilidade e preservação, que busca evitar a poluição e economizar em recursos naturais, criar alternativas que mantenham a qualidade de vida das pessoas é uma atitude fundamental que afeta, diretamente, as próximas gerações.


Fácil perceber, por movimentos sociais e de sustentabilidade, o quanto as pessoas demonstram se importar com o meio ambiente. Mas ainda há muito o que fazer em relação à preservação e cuidados e isso será assunto para outro post.


Agora é o momento de perguntar: Por que investir em energia solar?

A resposta é simples e podemos te dar mais de uma, vamos lá:


  • Não há qualquer impacto negativo.

  • O insumo é gratuito.

  • Zero de danos à natureza.

  • Mais vantajosa, se comparada a outras fontes.

  • É renovável e inesgotável.

  • As placas fotovoltaicas não necessitam de área de instalação extensa.

  • Não há desmatamento para que funcione.

  • Os resíduos produzidos durante a fabricação são descartados por meio de técnicas modernas, o que evita a poluição ambiental.

  • Não libera qualquer gás ou outro agente poluidor.

  • É limpa e importante para o controle do meio ambiente.

  • Não retira recursos essenciais da natureza, como a água potável.

  • Não emite gases de efeito estufa.

  • Não polui rios e mares, pois não há vazamentos.

  • Desenvolve a economia como um todo.


Confira algumas obras em empresas e residências de pessoas que já entenderam a importância da Energia Solar.



Além de todas essas vantagens, a energia solar incentiva a geração de empregos diretos e indiretos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Absolar, entre 2012 e 2019 o setor solar fotovoltaico brasileiro gerou mais de 130 mil empregos, sendo reconhecido como uma grande locomotiva de desenvolvimento econômico, social e ambiental.


Leia mais sobre Energia Solar: mais empregos na recuperação econômica do Brasil.


Outro fator importante é que, quando o sistema de energia solar é instalado, a conta de luz chega a reduzir 95%. E esse foi um excelente indicativo para que as pessoas pensassem em mudanças e, em como elas se tornam importantes quando se fala de energia renovável. Embora muitos consumidores tenham essa visão, o número de usuários de geração distribuída solar fotovoltaica é de aproximadamente 170 mil e estamos falando de um universo de 84,4 milhões de consumidores cativos atendidos pelas distribuidoras de energia elétrica. (Fonte: Absolar)


Todos estão interligados, pessoas, energia solar e meio ambiente. Um não caminha sem ou outro. Por isso a importância de citar os benefícios ao homem e, tudo isso, sem degradar o meio ambiente. Embora seja o sol o principal fator para gerar a energia solar, preservar a natureza, como um todo, é necessário. Mantém-se a saúde do planeta e de todos que nele habitam. É preciso proteger os recursos naturais, pois são eles quem oferecem condições essenciais para que os seres vivos sobrevivam e evoluam. E isso só é possível se tivermos água potável, ar puro, solo fértil e clima ameno. Além disso, a economia só sobrevive se o ambiente for favorável e estável.


Nós, da Projeto Solar, consideramos essencial esse cuidado ao meio ambiente. Com soluções em energia fotovoltaica que atendem empresas, residências e propriedades rurais, alinhamos o que há de mais moderno, com o que não interfere na natureza. Para nós, de nada adianta investir em tecnologia, se não mantermos a qualidade de vida das pessoas e isso envolve, com certeza, a saúde do planeta.


E nesse imenso planeta está Santa Catarina e saber o quanto a energia solar cresceu no Estado, nos últimos anos, nos enche de orgulho, já que, em apenas dois anos, a Projeto Solar entregou mais de 250 obras e instalou mais de 20.000 painéis fotovoltaicos. Há quem acredite que as placas solares funcionem melhor em regiões quentes e ensolaradas, como o Nordeste. Mas, é fato, que os Estados do Sul estão entre os líderes na energia solar do país. Sem contar que favorece a geração de novos empregos.


Equipe Projeto Solar na instalação do sistema no Atacarejo + Barato, em Agrolândia


A Projeto Solar atua em todo o território catarinense e já tem projetos instalados no Rio Grande do Sul. As unidades de Blumenau, Chapecó e Rio do Sul facilitam, ainda mais, a aquisição de um sistema de geração de energia solar. A empresa trabalha com equipamentos de última geração, com certificações internacionais e Classificação Nível A no INMETRO. Dessa forma a Projeto Solar dá garantia contra defeitos de fabricação de 5 a 12 anos e garantia de eficiência na geração de até 25 anos.


Quer outros seis motivos para escolher a Projeto Solar e ter os melhores resultados para sua empresa ou residência, seja rural ou urbana? Acesse aqui e descubra outros benefícios de se investir em energia solar fotovoltaica.


Conheça mais sobre a nossa empresa, a equipe e as garantias diferenciadas. E lembre-se, a energia solar está em nosso DNA.


Entre em contato, solicite um estudo de viabilidade e veja como a energia solar pode ajudar a reduzir sua conta de energia.


WhatsApp: (47) 3300-0445 e atendimento@projetosolar.eng.br.


NOVO-logo-Cinza-projeto-solar-2020.png
icon-facebook.png
icon-instagram.png
icon-youtube.png
icon-linkedin.png
icon-google-meu-negocio.png

Projeto Solar - Energia Solar

Avenida Barão do Rio Branco, nº 158

Bairro Budag, Rio do Sul, SC

icone-whats-projeto-solar.png