top of page
Buscar
  • Foto do escritorJean Caetano

Como gerar energia solar e créditos para aproveitar em outras Unidades Consumidoras

Veja como o seu sistema de energia solar fotovoltaico pode gerar energia e créditos para reduzir a sua fatura e atender outras unidades consumidoras.


Quando realizamos a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico em um imóvel, ele se transforma em uma unidade geradora e consumidora de energia. Quando a energia é gerada e consumida no mesmo local, chamamos de Sistema de Autoconsumo Local.


Quando a energia é gerada em um local e consumida em outros, chamamos de Sistema de Autoconsumo Remoto. Neste modelo, o sistema de energias é projetado para gerar energia excedente que é injetado na rede elétrica e convertido em créditos. E são esses créditos que podem ser "transferidos" para outras unidades.


sistema fotovoltaico com moedas representando créditos para outrsas unidades
Sistema Fotovoltaico produzindo energia e enviando créditos para outras unidades consumidoras

Os créditos gerados pela unidade geradora e não consumidos por ela própria, podem ser enviados para uma outra unidade consumidora, que esteja na mesma titularidade da geradora (onde o sistema foi instalado), ou seja, a conta de luz precisa necessariamente estar no mesmo CNPJ ou CPF, e ainda estar no domínio da mesma concessionária de distribuição, por exemplo, em Santa Catarina as unidades devem estar ligadas à rede da CELESC.


MAS ESSA PRÁTICA É COMUM?

Sim. Essa é uma forma muito comum e inteligente de aproveitar um sistema e compartilhar a geração. Aqui na Projeto Solar temos diversos exemplos desse tipo de uso.


Olha o caso da Divini Móveis A empresa tem seu showroom em Rio do Sul mas o sistema fotovoltaico foi instalado na fábrica localizada na cidade de Trombudo Central. O sistema gera energia e reduz a conta de luz de 3 locais: a fábrica, a residência e o showroom.



Outro exemplo de sistema de autoconsumo remoto é do Hotel Queiroz, localizado em Brusque onde havia intenção de reduzir a fatura de energia, porém, o local não dispunha de espaço suficiente no telhado para instalação dos painéis. A solução apresentada pela equipe Projeto Solar foi instalar o sistema no sítio do proprietário e de lá, gerar energia e utilizar na redução da fatura do hotel.


# Residencial

Agora um exemplo de Autoconsumo Remoto em residência. A Larisa Medeiros Caetano instalou um sistema fotovoltaico na sua residência em Rio do Sul (SC). Conhecendo a possibilidade de gerar energia e compartilhar os créditos excedentes com outras unidades, a Larisa que é Cirurgiã Dentista, direcionou parte do excedente para o consultório odontológico que fica na mesma cidade.



Outro bom exemplo de como aproveitar ao máximo o potencial do astro rei vem da cidade de Quilombo no oeste Catarinense. O Sr. Zairo utilizou o espaço de telhado de um galpão que fica na propriedade da família e instalou um sistema de geração fotovoltaica. O conjunto de placas e inversor gera energia, que é aproveitada na residência e em outros 2 pontos comerciais localizados na cidade.



# Agro

O uso inteligente da energia solar está no campo também. O sistema instalado na propriedade do Sr. Irineu Ribeiro de Souza, na localidade de Ribeirão Concórdia no município de Braço do Trombudo (SC), gera energia para a propriedade e também abastece a casa do filho que fica na cidade.


Da mesma forma, o sistema instalado na propriedade do Sr. Adolfo Kopelke, no bairro Bela Aliança em Rio do Sul (SC), gera energia para o local, para sua residência (alguns quilômetros dalí) e ainda para o apartamento de um dos filhos na cidade de Florianópolis.



# Usina

As Usinas Solares, geralmente tem a configuração de um sistema de Autoconsumo Remoto, a diferença é que são formadas por uma quantidade maior de painéis solares fotovoltaicos e por isso, gera maior quantidade de energia para atender uma ou diversas empresas ou residências.


Um exemplo de Usina de Autoconsumo Remoto é a da Patrimonial Segurança que atua na segurança inteligente de residências, empresas e condomínio e tem a sede da empresa no centro de Chapecó. No local não havia espaço suficiente e adequado para instalar um sistema fotovoltaico, então a solução foi montar uma Usina Solar na cidade vizinha de Planalto Alegre. A usina atende demandas de energia da Patrimonial Segurança, nas cidades de Chapecó e Itajaí.


Ainda em Planalto Alegre, está a Maior Usina Particular de Energia Solar de Santa Catarina e é claro, instalada pela Projeto Solar. Um projeto cheio de desafios entregue a uma das maiores empresas de telecomunicação do estado - a Unifique. Foram 3.600 painéis instalados em solo, sobre uma estrutura especialmente projetada para as condições locais. A usina irá gerar 1.224kW de potência, o suficiente para abastecer 1.100 residências/mês e será aproveitada pela matriz e unidades da Unifique espalhadas por todo o Estado.



MAS COMO ISSO FUNCIONA?

De uma maneira simplificada, o sistema fotovoltaico gera energia a partir do sol. Em seguida, a energia é consumida na residência, empresa ou propriedade rural. A energia excedente, que não é consumida no momento da geração é injetada na rede e convertida em créditos. Esses créditos ficam “guardado” e podem ser aproveitados pela própria unidade consumidora ou enviado para outra conforme mencionamos acima. Mas atenção: os créditos possuem um prazo para uso de até 60 (sessenta) meses, conforme art. 6º, §1º da Resolução Normativa nº 482 da ANAEL.



COMO OS CRÉDITOS SÃO DIVIDIDOS?

O ideal é que desde o início do projeto já se tenha em mente quais unidades receberão créditos. Na etapa final de instalação o proprietário irá determinar o percentual que cada unidade irá receber.


Por exemplo: Uma unidade pode gerar energia no seu sistema e determinar que 50% da energia excedente (convertida em créditos) seja utilizada na unidade principal (geradora), 25% na unidade beneficiada e 25% em outra unidade beneficiada.


O percentual e o número de unidades beneficiadas é livre e fica a critério de cada cliente. Mas importante: As unidades beneficiadas devem estar na mesma titularidade da unidade geradora e conectadas a mesma distribuidora de energia.


------

Viu como podemos utilizar ao máximo a energia solar! Agora, que tal falar com nossos especialistas e fazer uma simulação para sua casa, empresa ou propriedade rural?


++++


Nossa equipe também está pronta para te atender, entre em contato:

WhatsApp: (47) 3300-0445 ou atendimento@projetosolar.eng.br


Comments


bottom of page