O que é Garantia de Geração Projeto Solar
top of page
Buscar
  • Foto do escritorBLOG | Projeto Solar

O que é Garantia de Geração Projeto Solar

Imagine que na hora de escolher um carro, entre tantos modelos e variações, um dos itens que mais lhe chama atenção é o consumo. O anúncio diz que tal modelo faz X quilômetros por litro. - Uau! É este! Negócio fechado!


Passados alguns meses da compra, você constata que ainda não conseguiu atingir a eficiência de consumo, conforme havia sido anunciado. Talvez você não tenha visto as letras miúdas, talvez o jeito de dirigir é diferente, talvez a gasolina que você usa não é recomendável, talvez....


Quando você adquire um sistema fotovoltaico, não é muito diferente. Dentre tantos "modelos" um dos itens que mais chama a atenção é a geração do sistema, que mais tarde vai se transformar em economia. Da mesma forma, há empresas que prometem sistema que produzem uma geração X, mas ao final de determinado período você descobre que ela é Y.


Um dos grandes diferenciais da Projeto Solar é a entrega de soluções fotovoltaicas de forma personalizada que atendam as suas verdadeiras necessidades. Por isso nós GARANTIMOS que seu sistema vai gerar o que foi contratado.



É o que chamamos de SEGURO DE GERAÇÃO, ou seja, aqui na Projeto Solar nós garantimos a geração do seu sistema no primeiro ano. Se o seu sistema não produzir o que foi prometido* a Projeto Solar REEMBOLSA A DIFERENÇA de produção e FAZ OS AJUSTES NECESSÁRIOS para melhorar a performance do seu sistema para atingir a geração acordada.
(*) o seguro refere-se à produção média do primeiro ano considerando uma margem de 10%.

Mas para não haver surpresas, nada melhor do que entender todos os detalhes que envolvem a escolha e compra de um sistema fotovoltaico. Alguns pontos importantes:



Como funciona a produção da energia solar


O processo para produção de energia solar depende do efeito fotovoltaico. Ele utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.


A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar - equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada - e então, ser distribuída para o local de consumo e consumida pelos equipamentos.



Baseado neste consumo é possível calcular o número e a potência dos painéis e inversores de acordo com a sua necessidade. A partir do momento que seu sistema está gerando energia, esta é consumida na residência ou empresa e o excedente é enviado para a concessionário. Esta sobra é convertida em créditos que poderão ser utilizados em momentos que você não esteja gerando energia, por exemplo, à noite! Lembrando que esses créditos podem ser utilizados em até 5 anos.



Como calcular a quantidade de painéis

Neste item, poderíamos trazer as fórmulas matemáticas que nossa equipe de engenharia utiliza para definir exatamente a quantidade de painéis fotovoltaicos para uma empresa ou residência. Porém, o mais importante, é conhecer alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de projetar a melhor solução para a geração de energia:

- Média de radiação solar local: como vimos, para os painéis solares gerarem energia é necessário a incidência da luz do sol. Portanto, quanto maior for a média de radiação solar no local de instalação, menor poderá ser a quantidade de placas necessária para suprir o volume de energia que a residência ou empresa consome.


- Potência do painel fotovoltaico: Cada modelo de placa solar apresenta uma potência de geração de fábrica que varia de acordo com a sua composição e tecnologia. A potência de uma placa solar determina a quantidade máxima de energia que ela consegue gerar em condições climáticas favoráveis. Em média, as instalações contam com placas solares com potência a partir de 340W, mas existem módulos acima de 590W.


- Consumo elétrico do imóvel: Normalmente, os painéis solares são projetados para suprir todo o consumo elétrico de uma residência ou empresa. Dessa forma, a quantidade final de placas será diretamente proporcional à essa demanda elétrica. Enquanto casas podem ser atendidas por apenas algumas unidades de painéis solares, empresas e indústrias podem precisar de dezenas deles. Sob a mesma lógica, na maioria das vezes, residências maiores apresentam consumo elétrico mais elevado do que casas menores.


Além destes, há uma série de outros fatores que são levados em consideração. Mas não se preocupe, nossa equipe de engenharia está preparada para fazer um estudo completo e projetar a melhor solução para sua casa ou empresa.



Como funciona o Seguro de Geração


Definida a configuração do seu sistema (quantidade e potência dos painéis e inversores), o mesmo passa a gerar uma determinada quantidade de energia. Por exemplo, se você contrata um sistema para produzir 1.200 kWh/ano, o mesmo precisa gerar uma média de 100 kWh/mês. Mas sabemos que há uma variação para mais e para menos, de acordo com cada mês e estação do ano. Por isso a importância de, na hora de dimensionar o seu sistema, conhecer todos os fatores que podem influenciar na geração.


Neste ponto, entra o seguro de Geração da Projeto Solar. Refere-se à produção acumulada ao longo do primeiro ano, uma vez que a produção mensal de energia varia de acordo com a época do ano (incidência solar e clima) e cidade da instalação. Por exemplo: se o sistema for homologado no inverno, é provável que nos primeiros meses a produção fique abaixo da média, sendo compensada nos meses de verão. Ao final dos 12 meses, chegaremos à produção contratada.





E se um dos equipamentos apresentar defeito?


Para garantir a geração anual contratada, é necessário que os equipamentos estejam em perfeito funcionando, todos os dias do ano. Por isso a Projeto Solar apresenta mais um diferencial: a GARANTIA BLINDADA. Ela assegura a troca do produto e com cobertura total do custo de mão de obra.


Viu só! Aqui na Projeto Solar nós confiamos nos nossos especialistas e garantimos as melhores soluções na geração de energia solar fotovoltaica.


Então, aproveite e solicite agora o seu estudo de viabilidade. CHAME UM ESPECIALISTA VIA WHATS ou preencha o formulário AQUI e receba seu estudo de viabilidade.


++++


Nossa equipe também está pronta para te atender, entre em contato:

WhatsApp: (47) 3300-0445 ou atendimento@projetosolar.eng.br

bottom of page