Buscar
  • BLOG | Projeto Solar

Linhas de crédito para energia solar: como ter um sistema sem tirar dinheiro do bolso.

Conheças as diversas oportunidades de financiamento e linhas de crédito para você instalar um sistema de energia solar e começar a economizar hoje ainda.


Ter energia solar em casa já é o sonho de muitos brasileiros. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, 90% dos entrevistados disseram que gostariam de gerar sua própria energia e que 75% já teriam feito isso, se tivessem condições de financiamento para a instalação dos equipamentos.


Se você é um destes que pensa que não consegue pagar pelo equipamento e instalação, está enganado. Hoje nós vamos falar das formas de financiamento para que a energia solar faça parte da sua vida e traga a tão sonhada redução na conta de luz, seja para sua residência, empresa ou propriedade rural.


Bem, antes de entrar no assunto principal, queremos lembrar das vantagens deste investimento que, além de reduzir a conta de energia em até 95%, não agride o meio ambiente. São dois benefícios em um e tem um post bem bacana que fala da Energia Solar e Meio Ambiente, uma parceria que deu certo! Aproveite a leitura!


Antes de falarmos de linhas de financiamento é importante lembrar que em maio, o Comitê de Política Monetária - Copom, do Banco Central, já havia reduzido o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como Taxa Selic, para o menor patamar da história. Em junho, acredite, a Taxa Selic caiu mais ainda, chegando a 2,25%, novamente o menor nível da história.




Isso quer dizer que, com a redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, as taxas de juros para financiamentos também caíram e, por consequência, as parcelas dos financiamentos ficam ainda mais baixas. Viu só, este é o melhor momento para investir em energia solar! Ah só lembrando que quem já tem linha de financiamento na modalidade CDI, as parcelas irão diminuir também.


De modo geral, os bancos e cooperativas trabalham com empréstimos para quem busca soluções sustentáveis. Ainda, financiam toda a instalação dos equipamentos para eficiência energética, como iluminação, motores, climatização, placas solares, energia eólica e hídrica, na captação, reuso e tratamento de água, no hidrômetro, reguladores e outros, com o objetivo comum de gerar redução de custos e economia.


Confira como funcionam os empréstimos para cada segmento:


Pessoa Física


As oportunidades de financiamento para PF incluem a compra de equipamentos ou serviços diretamente com o fornecedor. Ainda, permitem a aquisição de módulos solares. Geralmente a liberação dos empréstimos é feita de forma rápida e automática, direto na conta. As contratações podem ser realizadas pela Internet, caixa eletrônico, celular ou na agência.


As condições para adquirir produtos sustentáveis são especiais. Cada banco ou cooperativa trabalha com processos diferentes, mas sempre priorizando as facilidades para o seu correntista. Converse com seu gerente e descubra mais sobre as oportunidades de financiamento para pessoa física.


Conheça alguns sistemas residenciais já instalados pela Projeto Solar.



Pessoa Jurídica - micro ou pequena empresa


Para este público-alvo, os financiamentos são feitos com crédito pré-aprovado, que servem para a aquisição de máquinas e equipamentos para o uso de energia. Podem ser adquiridos bens e serviços que serão necessários à implantação e ampliação de projetos voltados para eficiência energética.


Há financiamentos que atendem à reforma, a modernização e a aquisição de bens sustentáveis para a empresa ter o sistema de energia solar e, assim, economizar na fatura da conta de luz.


Vale lembrar que existem basicamente 2 maneiras de aproveitar a energia solar na sua empresa e/ou residência como já foi abordado em outra postagem.



Pessoa Jurídica - grande empresa


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Financiamento a Empreendimentos (Finem), é o principal aliado do grande empresário quando o assunto é financiamento a longo prazo para a implantação, ampliação, recuperação ou modernização. É possível financiar máquinas e equipamentos, projetos para redução do consumo de energia com foco em condicionamento de ar, iluminação, geração distribuída, obras, montagem e instalações, capital de giro associado, entre outros (Fonte BB).


Conheça alguns sistemas empresariais já instalados pela Projeto Solar.



Energia Solar para todos


As linhas de crédito repassadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e BNDES são muito usadas pelas cooperativas de crédito. Além disso, a carência varia entre 4 e 16 meses e elas trabalham com a taxa de juros de 0.35 a 0.50 + CDI. Sem contar que algumas têm financiamento próprio, que é o caso da Linha de Financiamento Energia Sustentável Sicoob Alto Vale, com recurso próprio, prazo de análise e aprovação de, no máximo, sete dias e exclusivo para associados.


Para quem tem uma propriedade rural e trabalha no cultivo de alimentos, a melhor opção é o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o conhecido Pronaf. Neste Programa há oito subprogramas, destinados aos mais diversos públicos-alvo. Da Agroindústria à Mulher, da Agroecologia ao ECO, do Mais Alimento ao Jovem e, por fim, do Microcrédito ao Cotar-partes. Dependendo do grupo e finalidade, o limite de crédito varia entre R$ 2.500,00 a milhões de reais, com juros de 0,5 a 4.6 ao ano, acrescido do Fator de Atualização Monetária, FAM. Só lembrando que no caso do Pronaf, os materiais utilizados no sistema de energia solar precisam ser fabricados no Brasil, e é claro, nós da Projeto Solar temos esse tipo de equipamentos.


Além destes, temos ainda opções de financiamento com BV Financeira, Banco Santander, Sicoob, Sicred, Cresol, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal que trabalham com linhas de crédito tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica.


Lembra sobre o que falamos no começo deste texto? Aqueles 75% que sonhavam mas não conseguiam pagar por um sistema de energia solar? Percebeu quantas possibilidades existem? São diversas as formas de financiamento para que a energia solar faça parte da sua vida e traga a tão sonhada redução na conta de luz.


Solicite uma simulação e um estudo de viabilidade.


Antes de sair contratando um financiamento, nós da Projeto Solar estamos aqui para te orientar sobre as melhores opções e principalmente, a melhor configuração de equipamentos, de acordo com seu consumo e de quanto você quer economizar.


Para isso, basta solicitar uma PRÉ-PROPOSTA AQUI!


É simples. Nos informe seus dados, o tipo de telhado e mande uma cópia da sua fatura de energia atual. Em seguida nossa equipe elabora um estudo com o melhor conjunto de equipamentos, a economia gerada, além é claro, das diversas simulações de financiamento solicitadas.



Porque escolher a Projeto Solar


A Projeto Solar oferece soluções em energia solar para residências, empresas ou propriedades rurais. Já são mais de 250 obras em toda Santa Catarina e mais de 20.000 painéis instalados. Nossos produtos possuem mais de 16 certificados internacionais, incluindo Classificação Nível A no INMETRO, garantia contra defeitos de fabricação de 5 a 12 anos e garantia de eficiência na geração de até 25 anos. Quer seis motivos para escolher a Projeto Solar? Descubra aqui!


Fale com a nossa equipe, solicite um estudo de viabilidade, gere sua própria energia e comece a economizar agora! Você vai notar que já deveria ter investido nisso há muito tempo!


Dúvidas? Acesse o nosso FAQ e conheça mais sobre a energia solar e a nossa empresa. Se preferir, procure nossos especialistas em Chapecó, Blumenau e Rio do Sul.


WhatsApp: (47) 3300-0445

atendimento@projetosolar.eng.br


NOVO-logo-Cinza-projeto-solar-2020.png
icon-facebook.png
icon-instagram.png
icon-youtube.png
icon-linkedin.png
icon-google-meu-negocio.png

Projeto Solar - Energia Solar

Avenida Barão do Rio Branco, nº 158

Bairro Budag, Rio do Sul, SC

icone-whats-projeto-solar.png