Primavera, a melhor estação para energia solar
top of page
Buscar
  • Foto do escritorBLOG | Projeto Solar

Primavera, a melhor estação para instalar um sistema solar fotovoltaico.

Você já deve ter se perguntado qual a melhor estação do ano para instalar um sistema solar fotovoltaico ou como funciona a produtividade em cada uma delas, não é mesmo? Ou ainda, se o retorno do investimento é garantido, ou se a conta de luz, tão cara, reduz mesmo?



As dúvidas são pertinentes, afinal, quem poderia imaginar que o sol pudesse gerar tantos benefícios. O clima nas diferentes regiões do Brasil também deixa uma “pulga atrás da orelha” de quem pretende investir em energia solar. Mas fique tranquilo, é por isso que nós, da Projeto Solar, estamos aqui. Para ajudar você a sanar estas e outras dúvidas. Vem com a gente e aproveite a leitura!


Instale na primavera e economize no verão


Depois da Primavera, vem o Verão, o calor, dias mais longos e a vontade de ter um sistema solar em casa ou na empresa. Queremos lembrar das vantagens deste investimento que, além de reduzir a conta de energia em até 95%, não agride o meio ambiente. São dois benefícios em um e tem um post bem bacana que fala da Energia Solar e Meio Ambiente, uma parceria que deu certo!


Claro, o verão é o campeão em instalação de energia solar. Além do calor, essa estação do ano traz muito sol, dias mais longos e uma quantidade realmente significativa de luminosidade. Mas embora o verão esteja em primeiro lugar, a primavera é a "queridinha" das estações para instalação de um sistema fotovoltaico. Explicamos os motivos.


Uma Estação inteira para instalação e testes


Mesmo que a instalação dos painéis solares seja um processo rápido, é preciso entender que existem diversas etapas para que seu sistema comece a gerar energia. Seja o dimensionamento do sistema, a posição ideal das placas, a forma de fixação de acordo com o seu telhado ou os trâmites burocráticos com a concessionária, todos essas etapas são extremamente importantes e levam algum tempo para serem concluídas. Aliás, já tratamos desse assunto no post Conheça as etapas, antes de gerar energia e economizar com seu sistema fotovoltaico.


Neste sentido, se a instalação acontecer na primavera, teremos um bom tempo para encaminhar os processos, instalar seu sistema e fazer todos os testes necessários para que você entre com geração máxima no verão.


Dias mais ensolarados


Instalar um sistema solar fotovoltaico na primavera, também significa aproveitar o excelente clima e as altas taxas de luminosidade que a estação oferece. Os dias começam a ficar mais longos, as temperaturas mais amenas e com menor índice de chuva, ou seja, quase sempre o tempo está limpo.



Projeto instalado na Cabanha Rigorosa, Chapecó - SC




Gerar créditos para utilizar no verão


Esta talvez seja a grande vantagem de instalar seu sistema fotovoltaico na primavera. Para facilitar o entendimento façamos um paralelo com uma piscina. Se você aguardar o verão para instalar um piscina, você precisará de parte da estação para terminar a obra e então se refrescar. O melhor seria fazer a instalação alguns meses antes para que você a utilize durante todo o verão, não é mesmo? Isso também acontece com a energia solar.


Basicamente o sistema fotovoltaico transforma a luz do sol em energia. Esta energia é aproveitada na residência ou na empresa. Se você tiver uma geração maior do que o seu consumo o excedente é enviado para a concessionária e retorna para você por meio de créditos na sua fatura de luz.


Sabemos também que o verão está associado ao aumento do uso do ar condicionado, ventiladores, geladeira, e outros eletrodomésticos. Então o melhor a fazer é iniciar o verão com créditos na fatura. O seja, gerar energia excedente na primavera e aproveitá-la no verão, pois sabemos que com o calor o consumo de luz é maior.


Projeto instalado na residência do Sr. Ederson Schmitz, Brusque - SC



É muito bom que você saiba de todos esses detalhes antes de contratar seu sistema fotovoltaico, porém ainda mais importante é contratar um especialista para cuidar deste investimento tão importante. Na hora de realizar a pesquisa, ou solicitar orçamento, procure por profissionais especializados e experientes no assunto. Procure por empresas que tenham procedência no mercado, instalações no portfólio e experiência técnica. Peça dicas para quem já instalou, pergunte com quem fez, como foi, investigue, descubra tudo!


Se quiser encurtar este caminho, fale nossos especialistas! Nós, da Projeto Solar, oferecemos soluções em energia solar para residências, empresas ou propriedades rurais. Já são mais de 600 obras em toda Santa Catarina e mais de 80.000 painéis instalados ao longo do caminho. Nossos produtos possuem mais de 16 certificados internacionais, incluindo Classificação Nível A no INMETRO, Garantia de Geraçã e Garantia Blindada contra defeitos de fabricação de 5 a 12 anos e garantia de eficiência na geração de até 25 anos.




bottom of page