Buscar
  • BLOG | Projeto Solar

Primavera, a melhor estação para instalar um sistema solar fotovoltaico.

Você já deve ter se perguntado qual a melhor estação do ano para instalar um sistema solar fotovoltaico ou como funciona a produtividade em cada uma delas, não é mesmo? Ou ainda, se o retorno do investimento é garantido, ou se a conta de luz, tão cara, reduz mesmo?



As dúvidas são pertinentes, afinal, quem poderia imaginar que o sol pudesse gerar tantos benefícios. O clima nas diferentes regiões do Brasil também deixa uma “pulga atrás da orelha” de quem pretende investir em energia solar. Mas fique tranquilo, é por isso que nós, da Projeto Solar, estamos aqui. Para ajudar você a sanar estas e outras dúvidas. Vem com a gente e aproveite a leitura!


Instale na primavera e economize no verão


Depois da Primavera, vem o Verão, o calor, dias mais longos e a vontade de ter um sistema solar em casa ou na empresa. Queremos lembrar das vantagens deste investimento que, além de reduzir a conta de energia em até 95%, não agride o meio ambiente. São dois benefícios em um e tem um post bem bacana que fala da Energia Solar e Meio Ambiente, uma parceria que deu certo!


Claro, o verão é o campeão em instalação de energia solar. Além do calor, essa estação do ano traz muito sol, dias mais longos e uma quantidade realmente significativa de luminosidade. Mas embora o verão esteja em primeiro lugar, a primavera é a "queridinha" das estações para instalação de um sistema fotovoltaico. Explicamos os motivos.


Uma Estação inteira para instalação e testes


Mesmo que a instalação dos painéis solares seja um processo rápido, é preciso entender que existem diversas etapas para que seu sistema comece a gerar energia. Seja o dimensionamento do sistema, a posição ideal das placas, a forma de fixação de acordo com o seu telhado ou os trâmites burocráticos com a concessionária, todos essas etapas são extremamente importantes e levam algum tempo para serem concluídas. Aliás, já tratamos desse assunto no post Conheça as etapas, antes de gerar energia e economizar com seu sistema fotovoltaico.


Neste sentido, se a instalação acontecer na primavera, teremos um bom tempo para encaminhar os processos, instalar seu sistema e fazer todos os testes necessários para que você entre com geração máxima no verão.


Dias mais ensolarados


Instalar um sistema solar fotovoltaico na primavera, também significa aproveitar o excelente clima e as altas taxas de luminosidade que a estação oferece. Os dias começam a ficar mais longos, as temperaturas mais amenas e com menor índice de chuva, ou seja, quase sempre o tempo está limpo.



Projeto instalado na Cabanha Rigorosa, Chapecó - SC


Gerar créditos para utilizar no verão


Esta talvez seja a grande vantagem de instalar seu sistema fotovoltaico na primavera. Para facilitar o entendimento façamos um paralelo com uma piscina. Se você aguardar o verão para instalar um piscina, você precisará de parte da estação para terminar a obra e então se refrescar. O melhor seria fazer a instalação alguns meses antes para que você a utilize durante todo o verão, não é mesmo? Isso também acontece com a energia solar.


Basicamente o sistema fotovoltaico transforma a luz do sol em energia. Esta energia é aproveitada na residência ou na empresa. Se você tiver uma geração maior do que o seu consumo o excedente é enviado para a concessionária e retorna para você por meio de créditos na sua fatura de luz.


Sabemos também que o verão está associado ao aumento do uso do ar condicionado, ventiladores, geladeira, e outros eletrodomésticos. Então o melhor a fazer é iniciar o verão com créditos na fatura. O seja, gerar energia excedente na primavera e aproveitá-la no verão, pois sabemos que com o calor o consumo de luz é maior.


Projeto instalado na residência do Sr. Ederson Schmitz, Brusque - SC

Cenário econômico extremamente vantajoso.


Em maio deste ano, o Comitê de Política Monetária - Copom, do Banco Central, já havia reduzido a Taxa Selic para o menor patamar da história. Em junho, ela desceu ainda mais, chegando a 2,25%, novamente o menor nível da história. Com essa redução, as taxas de juros para financiamentos também caíram e, por consequência, as parcelas dos financiamentos ficaram ainda mais baixas. Por isso que o momento é agora!


É bacana informar que, quem já tem linha de financiamento na modalidade CDI, tem, também, a diminuição das parcelas. Os bancos e as cooperativas trabalham com empréstimos para quem busca soluções sustentáveis. Ainda, financiam toda a instalação dos equipamentos para eficiência energética, como iluminação, motores, climatização, placas solares, energia eólica e hídrica, na captação, reuso e tratamento de água, no hidrômetro, reguladores e outros, com o objetivo comum de gerar redução de custos e economia.


Leia mais sobre os empréstimos para pessoa física, micro empreendedor e grande empresário no artigo Linhas de crédito para energia solar: como ter um sistema sem tirar dinheiro do bolso e conheça as opções para cada perfil.


Se você acompanha nossas redes sociais, também deve ter visto esta sequencia de posts que mostram 5 motivos para dizer SIM para um sistema de energia solar. Se não viu, os apresentamos novamente.


1) Tarifa do fio: Para início de 2021 está prevista a tarifa por uso da rede de energia. Quem tiver projeto aprovado, terá 25 anos de direito adquirido.


2) Reajuste Celesc: Desde 22 de agosto já vem sendo aplicado o reajuste médio de 8,42% na conta de energia. O aumento só não foi maior pois parte dele foi postergado para 2021.


3) Maior geração: Com a chegada do verão, temos 6 meses de excelente geração. Em alguns casos, a economia é maior que a parcela do financiamento.


4) Alta de preços: Devido a um acidente em uma das maiores fornecedoras mundiais de células solares, com a falta de matéria prima e a variação do dólar, a tendência nos próximos meses é uma grande alta no valor dos painéis.


5) Juros e taxa Selic: Estamos com o menor patamar da história da Selic e excelentes taxas de juros nas cooperativas, entre 0,45% e 0,60% ao mês.




Fale com especialistas


É muito bom que você saiba de todos esses detalhes antes de contratar seu sistema fotovoltaico, porém ainda mais importante é contratar um especialista para cuidar deste investimento tão importante. Na hora de realizar a pesquisa, ou solicitar orçamento, procure por profissionais especializados e experientes no assunto. Procure por empresas que tenham procedência no mercado, instalações no portfólio e experiência técnica. Peça dicas para quem já instalou, pergunte com quem fez, como foi, investigue, descubra tudo!


Se quiser encurtar este caminho, fale nossos especialistas! Nós, da Projeto Solar, oferecemos soluções em energia solar para residências, empresas ou propriedades rurais. Já são mais de 250 obras em toda Santa Catarina e mais de 20.000 painéis instalados ao longo do caminho. Nossos produtos possuem mais de 16 certificados internacionais, incluindo Classificação Nível A no INMETRO, garantia contra defeitos de fabricação de 5 a 12 anos e garantia de eficiência na geração de até 25 anos. Quer seis motivos para nos escolher? Descubra aqui!


Por isso, antes de contratar um sistema fotovoltaico, fale com nossos especialistas em Chapecó, Blumenau e Rio do Sul.


Simule aqui!


Nossa equipe também está pronta para te ajudar, entre em contato:

WhatsApp: (47) 3300-0445 ou atendimento@projetosolar.eng.br.


NOVO-logo-Cinza-projeto-solar-2020.png
icon-facebook.png
icon-instagram.png
icon-youtube.png
icon-linkedin.png
icon-google-meu-negocio.png

Projeto Solar - Energia Solar

Avenida Barão do Rio Branco, nº 158

Bairro Budag, Rio do Sul, SC

icone-whats-projeto-solar.png