Buscar
  • BLOG | Projeto Solar

15 Mitos e Verdades sobre Energia Solar que você precisa conhecer

A energia solar vem despertando o interesse de muita gente, em especial aos que buscam a redução significativa na conta de luz, que pode chegar a 95%. Ela pode ser instalada em qualquer lugar, desde residências, propriedades rurais, grande ou pequenas empresas e até em espaços exclusivos com um grande número de painéis, que chamamos de usina.



A energia solar é uma tecnologia relativamente nova, por isso ainda há muitas informações que precisam ser esclarecidas. E nada melhor do que falar com quem entende do assunto, não é? Por isso, nós da Projeto Solar, reunimos 15 mitos e verdades sobre energia solar para esclarecer, definitivamente, o que é real e o que não faz sentido. Aproveite a leitura e não esqueça de ler, também, nosso post Conheça as etapas, antes de começar a gerar energia e economizar com seu sistema fotovoltaico.





1 - Energia Solar é limpa.

VERDADE - A energia solar é uma fonte de energia limpa. Por ser produzidas através do sol, não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite gás poluente. Com a energia solar, o meio ambiente está protegido, pois não há qualquer contribuição para o efeito estufa. Aliás nós já falamos sobre a Energia Solar e Meio Ambiente, uma parceria que deu certo. Acompanhe!



2 - Posso aquecer a água com energia solar.

MITO - Esta é uma dúvida frequente, mas estamos aqui para esclarecer. Os módulos fotovoltaicos geram eletricidade que alimenta o seu quadro de energia através da luz do Sol. Os módulos de aquecimento solar são um sistema diferente, que tem como função usar o calor para aquecer a água. Claro que é possível você gerar energia para ligar uma serpentina que aquece a água de um boiler. Mesmo assim, os módulos fotovoltaicos continuam produzindo apenas energia.



3 - Os módulos solares podem durar mais de 25 anos.

VERDADE - Essa afirmação se dá por conta do avanço da tecnologia e da comprovação feita tanto por estudos técnicos, quanto por históricos de usinas que já usam a energia solar.



4 - O Painel solar é frágil e quebra com facilidade.

MITO - Os painéis solares foram pensados e projetados para serem instalados nas partes externas das construções, expostos a todos os tipos climáticos. Foram desenvolvidos com base em impactos e situações climáticas diversas, incluindo chuvas de granizo.



5 - Os painéis solares podem reduzir a temperatura do telhado e do ambiente.

VERDADE - depois de instalados os painéis fornecem sombra e geração de energia limpa. Através de pesquisas, descobriu-se que os painéis solares podem baixar a temperatura de um telhado em 5 graus Fahrenheit, ou cerca de 3 graus Celsius. Isso porque quem recebe o calor é a placa solar e não o telhado, diretamente. No final, tudo se transforma em economia.



6 - Os painéis solares podem danificar o telhado da construção.

MITO - depois que você instala os painéis solares o que ocorre é o oposto. Quando o telhado fica exposto aos raios ultravioletas e o calor ele pode ficar seco e quebradiço. Os painéis solares acabam recebendo essa radiação e protegendo o telhado. Outro fator que faz com que telhados desprotegidos danifiquem, é a chuva de granizo. É aí que entra o a resistência do painel fotovoltaico, ao formar essa camada protetora ao telhado.



7 - A energia solar é um investimento de longo prazo.

VERDADE - Esse investimento tem um retorno entre três e cinco anos. Se considerarmos a vida útil mínima de um painel solar, após recuperar o capital investido, o sistema de energia fotovoltaica irá oferecer, no mínimo, 20 anos de economia na conta de luz.



8 - Os painéis solares não produzem energia no inverno ou em dias nublados.

MITO - Esta dúvida é bastante comum, pois algumas pessoas acreditam que para captar a energia, o sol precisa estar “escaldante”, o que não procede, pois, o que deve contar é a radiação. Claro que, em dias nublados a radiação é menor, mas sempre haverá luz alimentando os painéis. Por isso também é importante instalar as placas na posição que haja alta incidência de raios solares, para que consiga um maior aproveitamento do sol.



9 - Os módulos não geram energia durante a noite.

VERDADE (POR ENQUANTO) - A geração de energia solar não acontece no período noturno, devido à ausência de radiação solar. Mas isso não significa que você ficará no escuro. A energia excedente, gerada durante o dia e enviada para a rede distribuidora, virará créditos na sua fatura utilizados para abater seu consumo da noite. Além disso, pesquisadores já trabalham em um painel solar noturno, o anti painel solar, que poderá produzir eletricidade mesmo durante a noite.



10 - O custo de instalação da energia solar fotovoltaica é alto.

MITO - Nas primeiras descobertas desta tecnologia os painéis solares tinham um custo elevado, porém, com a evolução do mercado global, os módulos fotovoltaicos tiveram o custo reduzido em mais de 80% nos últimos 5 anos. Assim, a tecnologia de geração de energia passou a ter um menor custo. Além disso, linhas de financiamentos e incentivos do governo, tornam o investimento ainda mais viável.



11 - Uma usina solar causa impactos ambientais na área construída.

MITO - As usinas fotovoltaicas são construídas em terras remotas e improdutivas, portanto, além de o impacto ambiental ser mínimo, os empreendimentos contribuem para o desenvolvimento econômico e social das cidades onde são instaladas. Confira o Usina da Unifique instalada pela Projeto Solar na cidade de Planalto Alegre.



12 - Depois de instalados, os painéis não podem ser retirados.

MITO - É possível remover os painéis, assim como todos os equipamentos para a geração de energia solar e reformular toda a estrutura do local. Caso o você mude de residência, pode levar a energia solar junto com ele. Claro, não faça isso por conta própria, chame nossa equipe e auxiliaremos para que tudo ocorra da melhor maneira possível e sem surpresas.



13 - Sistemas solares geram muito ruído.

MITO - Diferentemente dos geradores baseados na queima de combustíveis fósseis ou dos geradores eólicos, os painéis solares não geram energia através de processo mecânico, mas sim por meio de um efeito de fotoemissão totalmente silencioso que acontece no interior de cada célula fotovoltaica contida dentro da placa solar. Ou seja, produção de energia limpa, sem ruído, sem barulho!



14 - Os painéis fotovoltaicos geram constante manutenção

MITO - Num sistema de energia solar fotovoltaico não existem partes móveis ou com encaixes flexíveis. As placas são resistentes e instaladas de forma estática, com estrutura simples e de fácil limpeza. A própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam se encarregar de manter a superfície limpa. Mesmo assim, recomenda-se que os resíduos acumulados sobre dos painéis solares sejam removidos com água, lavando-os ao menos uma vez por ano. Mas lembre-se: para que seja realizada qualquer manutenção, todos os disjuntores devem estar desligados. Sugerimos passar um pano com água e sabão neutro nas placas e que não seja deixado nenhum resíduo de sabão para evitar manchas. Também recomendamos não utilizar materiais abrasivos, produtos químicos ou pisar nas placas durante a limpeza.



15 - Com um sistema de energia solar eu consigo “zerar” a minha conta de luz.

MITO - Mesmo gerando energia acima do que você consome ainda não é possível zerar a conta. Isso porque a maioria das distribuidoras de energia cobram um mínimo para lhe manter conectado na rede, há também as taxas de iluminação pública e alguns impostos. Mesmo assim, é possível reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz.



Mitos e verdades esclarecidos, mas podem restar alguma dúvidas. Para isso esclarecemos mais algumas questões no nosso FAQ.


Antes de contratar um sistema fotovoltaico, fale com nossos especialistas em Chapecó, Blumenau e Rio do Sul. Faça uma SIMULAÇÃO AQUI, instale um sistema na sua propriedade e comece a economizar o quanto antes.



Nossa equipe também está pronta para te ajudar, entre em contato:

WhatsApp: (47) 3300-0445 ou atendimento@projetosolar.eng.br


NOVO-logo-Cinza-projeto-solar-2020.png
icon-facebook.png
icon-instagram.png
icon-youtube.png
icon-linkedin.png
icon-google-meu-negocio.png

Projeto Solar - Energia Solar

Avenida Barão do Rio Branco, nº 158

Bairro Budag, Rio do Sul, SC

icone-whats-projeto-solar.png