Buscar
  • BLOG | Projeto Solar

Propriedades rurais colhem resultados com a energia solar

Assim como na cidade, usar a energia solar nas propriedades rurais traz inúmeros ganhos aos agricultores. Entre eles, está a redução na conta de energia em até 95% e, consequentemente, a diminuição das despesas, o aumento da competitividade e um apelo ainda mais sustentável para a produção. Um bom exemplo disso vem do Oeste onde a Cabanha Rigorosa investiu em um sistema de energia solar, buscando eficiência e sustentabilidade à propriedade.



Investir em energia solar agrega valor à marca do produtor rural e à propriedade e traz impactos muito mais abrangentes do que se espera, indo da área administrativa até a venda da produção. O Joécio Fronza já nos mostrou a Osteria La Campagnaga e contou como a energia solar reforçou o conceito sustentável e agregou valor à propriedade e aos produtos.



E hoje, pra comemorar o Dia do Agricultor, vamos falar sobre a importância da energia solar no agronegócio, explicar sobre o Plano Safra, que possibilitará novos impulsos da energia para o campo. Afinal, os investimentos nessa área, nas propriedades rurais, já passam de R$ 1,7 bilhão. Vamos falar ainda do Inovagro, que dá acesso a financiamentos para incorporação de inovações tecnológicas nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade e melhoria de gestão, com taxa de juros prefixada de 6% ao ano.



Atualmente, os produtores rurais representam 11,7% da potência instalada na geração distribuída fotovoltaica no país e queremos aumentar esse número! Sabemos que no campo, nem sempre os resultados da colheita são satisfatórios. Fatores como chuva, granizo, seca, pragas e outras situações podem comprometer a qualidade da colheita e, com isso, trazer prejuízos aos produtores, contenções de gastos e mudanças na rotina do trabalho.


Mas é bom lembrar que o trabalho no campo é como uma empresa. Precisa ser gerido com atenção em cada detalhe, atento às oportunidades do mercado, às técnicas e tecnologias e é claro, na redução do custo nos processos e insumos. E é aqui que entra a parte principal dessa história, investir em energia solar fotovoltaica.


Por falar com custos, você já parou para calcular quanto a energia elétrica absorve dos recursos da sua propriedade? Agora, imagine reduzir essa conta em até 95%, ou parar de sofrer com os reajustes das bandeiras e com a oscilação do valor do kW durante o ano, ou ainda, reinvestir o dinheiro economizado na conta de luz, em equipamentos, insumos, tecnologia, treinamento e muito mais. Mas as vantagens da tecnologia solar fotovoltaica para o agro não param por aí. Segundo a Absolar, as aplicações na produção rural são as mais diversas. A tecnologia é extremamente versátil e pode ser utilizada, por exemplo, no bombeamento e na irrigação de água, na refrigeração de carnes, leite e outros produtos, na regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, na iluminação, em cercas elétricas, em sistemas de telecomunicação, no monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras funcionalidades.


Legal não é? Não sabe por onde começar? Então deixe que nós da Projeto Solar lhe mostraremos o caminho. Pra começar, que tal uma lida nesse material, que explica todas as etapas, antes de começar a gerar energia e economizar com seu sistema fotovoltaico.


A Projeto Solar possui todos os requisitos necessários para uma ótima instalação e entrega. Com vasta experiência em todas as etapas do projeto, investimos, constantemente, em tecnologia e capacitação. Oferecemos todo o suporte que você precisa, projeto técnico, autorizações e encaminhamento de documentação e monitoramento. Enfim, sabemos que a energia solar é um excelente investimento e queremos deixar você ainda mais tranquilo para escolher a melhor empresa. Sobre nós!


Plano Safra

Agora que você sabe mais sobre a gente, vamos falar do que você já conhece, o Plano Safra. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - Absolar, a ampliação dos recursos da linha de financiamento Inovagro, anunciado em 17 de junho de 2020, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, durante o lançamento do Plano Safra 2020-2021, irá impulsionar o uso da energia solar fotovoltaica pelos produtores rurais no Brasil. (Fonte Absolar)


Já, o Governo Federal destinou cerca de R$ 2 bilhões para projetos de inovação no campo, um aumento de 33,3% em relação ao período anterior. Uma oportunidade única ao agronegócio, com aumento significante de produtores rurais pela instalação da energia solar. Esse novo modelo do Plano Safra possibilitou mais recursos aos agricultores, o que só traz vantagens, entre elas o acesso às tecnologias. Os financiamentos podem ser contratados de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021. Se quiser ver detalhes, deixamos aqui o link do Manual de Crédito Rural (MRC).


Aqui no Blog nós já falamos sobre as Linhas de crédito para energia solar: como ter um sistema sem tirar dinheiro do bolso. Conheça mais sobre as diversas oportunidades de financiamento e linhas de crédito para você instalar um sistema de energia solar.


Inovagro

É um programa de crédito que apoia a inovação tecnológica nas propriedades rurais, destinando recursos financeiros para esse investimento. O foco é aumentar a produtividade do seu agronegócio, desenvolvendo a adoção de boas práticas de gestão agropecuária. Entre os itens contemplados pelo programa, há a implantação de sistemas para geração e distribuição de energia alternativa à eletricidade convencional, para consumo próprio, como a energia eólica, solar e de biomassa, observado que o projeto deve ser compatível com a necessidade de demanda energética da atividade produtiva instalada na propriedade rural.


Aqui na página do Inovagro você pode ter outros detalhes!


Mais um ponto a favor

Outro ponto a favor do produtor rural é que ele tem as principais características para que aconteça a instalação de energia solar na sua propriedade, a começar pelo amplo espaço disponível, além das condições de financiamento e a busca pela redução de custos.


Um bom exemplo de como a energia solar pode ser utilizada também no meio rural, vem da localidade de Ribeirão Matilde, em Atalanta. A propriedade, com cerca de 20 hectares pertence à família do Sr. Alexsander Koerich. No local há 2 granjas automatizadas com cerca de 2.800 animais, lagoas de peixes com aeradores, uma grande área de cultivo que exige irrigação, além da residência da família. E é claro, toda essa estrutura necessita de muita energia elétrica.


A solução encontrada pela família para reduzir a conta de luz e aproveitar a excelente área de telhado das granjas, foi instalar um sistema de geração de energia fotovoltaica da Projeto Solar.



A Projeto Solar trabalha com diversos tipos de Sistemas. Conheça duas maneiras de aproveitar a energia solar! Todos eles permitem que você economize até 95% de energia. Nossos produtos possuem mais de 16 certificados internacionais, incluindo Classificação Nível A no INMETRO, garantia contra defeitos de fabricação de 5 a 12 anos e garantia de eficiência na geração de até 25 anos. Nossos projetos de Sistemas Fotovoltaicos são pensados para o tamanho de suas necessidades. Quer seis motivos para escolher a Projeto Solar? Descubra aqui!


Viu como a energia solar é um bom negócio para o agronegócio? Então faça uma SIMULAÇÃO AQUI, instale um sistema na sua propriedade e comece a economizar o quanto antes e isso acontece já nas primeiras faturas da conta de luz. Olha que maravilha!


Tudo bem se ainda tiver dúvidas, estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço. Fale com a nossa equipe de especialistas em Chapecó, Blumenau e Rio do Sul. Ou ainda acesse o nosso FAQ e conheça mais sobre a energia solar e a nossa empresa.


Quer algo mais direto? Então fale com a nossa equipe:

WhatsApp: (47) 3300-0445 ou atendimento@projetosolar.eng.br


Aguardamos seu contato!


NOVO-logo-Cinza-projeto-solar-2020.png
icon-facebook.png
icon-instagram.png
icon-youtube.png
icon-linkedin.png
icon-google-meu-negocio.png

Projeto Solar - Energia Solar

Avenida Barão do Rio Branco, nº 158

Bairro Budag, Rio do Sul, SC

icone-whats-projeto-solar.png